quinta-feira, 8 de julho de 2010

Esculturas com Eletricidade




Um médico australiano e físico amador cria imagens inusitadas usando raios de alta voltagem e o próprio corpo. Com um aparelho chamado bobina de tesla – um transformador que gerar alta tensão – Peter Terren transforma energia elétrica doméstica em um raio super potente que pode chegar a 500 mil volts, formando as “esculturas elétricas”.

A carga elétrica passa pelo corpo de Terren, que usa uma camada de folhas de alumínio do tipo usado em construções por baixo da roupa para protegê-lo de choques. O alumínio conduz a eletricidade até o solo sem provocar desconforto no médico. Em outras obras, Terren fica dentro de gaiolas de metal, para evitar o contato elétrico.
Na sua mais recente obra, o médico se inspirou na famosa escultura de bronze O Pensador, do francês Auguste Rodin, rebatizando-a de Pensador Moderno. Para criá-la, Terren recebe uma carga de 200 mil volts de eletricidade no corpo, que o transforma numa faísca humana durante cerca de 15 segundos.

“Não é perigoso porque ele faz com muita segurança e sem envolver ninguém”, explica o supervisor da faculdade de física da Universidade da Austrália Ocidental, Jayjay Thesan, que dá suporte técnico às experiências do médico.
Eu me descrevo como um “artista de alta voltagem”, disse Terren. O médico, que se diz um “estudante do primeiro ano de física que abandonou a faculdade”, explicou que quanto mais alta a voltagem, mas facilmente a eletricidade passa pelos objetos.

13 comentários:

  1. Olá Thiago,

    Este blog proporciona grande estímulo para o estudo de física. O espaço de dúvidas sobre física é uma boa oportunidade de buscar uma interação com o leitor o que poderá ser tornar ainda melhor se você acrescentar uma página para os leitores apresentarem respostas sobre questões intrigantes de física, o que serviria para estímulo a pesquisa. Falando em pesquisa, os professores também poderiam usá-lo para pesquisa, principalmente os applets, poderia também acrescentar uma página com trabalhos de ensino de física. No geral, acredito que é uma ferramenta bem aproveitável no ensino de física, principalmente por parte dos estudantes. Parabéns!

    Flávio Ribeiro Passinho.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog! Muito organizado e com uma proposta divertida de ensinar a física tanto odiada nas escolas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Thiaguito, vc é o cara. Super criativo, seu blogger propociona um grau de interação muito bom com os seus visitantes. É uma ótima oportunidade para romper barreiras.
    LEGAL
    Eu tb tô caprichando no meu!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog!!!
    Além de oferecer material para o ensino de Física, traz espaço para tirar dúvidas, curiosidade e piadas relacionadas à Física!

    ResponderExcluir
  5. sem comentários, é o mestre dos blogs!

    ResponderExcluir
  6. so estou escrevendo o que te falei na aula de quinta... muito bom!!!

    ResponderExcluir
  7. Mt bom seu blog man... gostei mesmo. Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Olá professor thiago,

    Muito bom o seu blog!
    Adorei esses vídeos. eles são extremamente interessantes. teria como fazer algum de bai custo (TESLA)?

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, profº Thiago!
    Já parei de estudar há um tempão.... e nunca gostei muito de física (rs)...
    Me ajuda, estou muito preocupada, pois estou com muito medo de RAIOS. Já li vários textos sobre GAIOLA DE FARADAY, mas, mesmo assim, estou insegura.
    Sempre que começa uma chuva forte c/ relâmpagos, corro pegar meus passarinhos. Eles ficam em um viveiro de alumínio de +- 2m que começa desde o chão. E um dos passarinhos costuma ficar bem encostadinho na grade. Tenho medo tb q o rabinho deles fique p/ fora da gaiola (rs).
    Desculpa minha ignorância, mas já fucei muito na internet, e estava disposta a comprar uma gaiola de madeira (rs), qdo comecei ler sobre essas coisas de Leis de Gauss. Esse viveiro tb fica bem próximo de um janela. Me ajuda, por favor, tirando essas dúvidas:

    - Posso deixar meus passarinhos no viveiro de alumínio, qdo tiver raios, mesmo q eles encostem na grade e fiquem c/ o rabinho p/ fora?
    - Posso me aproximar da janela qdo tiver raio?
    - Posso segurar objetos metálicos, como garfo, colher, usar brincos, pulseiras qdo tiver raio?
    - Posso assistir TV qdo tiver raio?

    Se puder me responder, vou ficar muito feliz e muito + tranquila.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Caro Sr., como vai? Obrigado pelo espaço aberto para perguntas.
    Sou Físico amador, e como todo apaixonado pela ciência, realizo muitos experimentos. No momento estou pesquisando o comportamento dual da matéria. Quero usar partículas alpha no experimento da dupla fenda, com o fim de obter a figura de interferência, constatando a veracidade das idéias de De Broglie. Como detector, estou usando um sensor CMOS, que tem sido sensível o bastante para registrar inúmeras figuras, mas nenhuma de interferência. Acho que estou errando no dimensionamento da fenda dupla. Quais seriam as dimensões da mesma, para partículas alpha? Ou seja, quão estreitas devem ser as fendas e o espaço entre elas? E a disposição das peças, ou seja, distância da fonte á fenda dupla e dessa áo sensor? 

    Ficaria muito grato se pudesse contribuir com esse conhecimento, pois não acho nada em minhas pesquisas que possam elucidar a questão.

    Atenciosamente,

    Robson Vieira
    Colina, SP

    ResponderExcluir